A história do Transporte de Veículos

Por Sag Transportes
Categoria:

A demanda por transporte de veículos surgiu junto com a indústria automobilística por volta de 1956, quando a Vemag lançou no mercado brasileiro caminhoneta derivada da família F91. Apesar disso, apenas cerca de 20 anos depois surgiram os primeiros veículos especializados em transportar outros veículos.

A indústria automobilística brasileira iniciou por volta de 1956, com os primeiros modelos da Vemag sendo lançados no nosso mercado. De lá pra cá esse setor explodiu (hoje estima-se que o Brasil tenha cerca de 50 milhões de carros.

O serviço de transporte de veículos surgiu cerca de 20 anos após a indústria automobilística se estabelecer por aqui. A demanda por transporte em escala junto com o crescimento da competitividade, exigiram que as montadoras encontrassem formas mais eficientes de transportar os veículos: antes, eles eram levados um a um das fábricas até as lojas. Assim, surgiram os primeiros modelos de caminhão cegonha, que tornavam o transporte dos veículos mais rápido e barato.

Estima-se que no Brasil sejam transportados cerca de 3 milhões de veículos novos por ano. Veículos usados (de locadoras e pessoas físicas que estão se mudando por exemplo) podem chegar a 1 milhão.